Sintegração sobre Hertzberger
No livro "Lições de Arquitetura", do neerlandês Hertzberger, é abordada, como temática central, a relação entre o espaço e os indivíduos que o ocupam. A partir dessa obra, foi proposto aos alunos um exercício de sintegração com base nos conceitos que consistia em quatro rodadas de discussão em locais da Escola de Arquitetura e Design que são pouco utilizados, dinâmica essa acerca da qual há colocações pertinentes.
Uma das ideias de destaque foi levantada durante a discussão na horta da escola. Lá, o grupo percebeu um isolamento dessa estrutura em relação aos corredores, locais de maior circulação, visto que, entre eles, há uma área pouco convidativa com a presença de entulho. Além disso, apesar de o tópico por nós majoritariamente conversado ter sido referente à rua e ao domínio público, chegamos ao assunto do capítulo "De usuário a morador". Isso porque é perceptível que, como não há um senso de responsabilidade geral sobre a horta, a intervenção direta sobre ela, com a plantação de novas plantas e cuidado com as presentes, por exemplo, é limitada.
Ademais, em outro momento de discussão, agora no espaço ao lado do Diretório Acadêmico. O grupo concluiu que o ambiente em pauta adotou um caráter bastante ligado ao funcionalismo, visto que ele é utilizado apenas para o futmesa e não é convidativo para demais atividades, logo falta polivalência, mesmo que seja um espaço com potencial para tal abertura.
Em suma, conclui-se que foi possível aplicar os conceitos propostos por Hertzberger aos espaços da Escola de Arquitetura e Design e, assim, maximizar o entendimento acerca delas. Por ser em grupo, a dinâmica proporcionou o levantamento de ideias plurais, logo foram citados diferentes pontos, de modo a transcender a esfera de interpretação individual.
Comentários
Postar um comentário