Parágrafo sobre finalística, causalística e programática

Mediante textos de Vilém Flusser e, posteriormente, uma dinâmica corporal, foram trabalhados, em aula, os conceitos de finalística, causalítica e programática. O primeiro diz respeito à lógica de que tudo caminha rumo a um destino, o que foi exemplificado pela atividade na qual os alunos se ordenaram a fim de alcançar uma meta relacionada a suas alturas. O segundo, por sua vez, tem como base a relação entre causa e efeito, o que também foi retratado no exercício mencionado: os estudantes deveriam encostar no próximo da fila a partir do modo como foram previamente tocados, o que implica causalidade. O terceiro, por sua vez, tem como alicerce a ideia de acaso, mesmo que ele seja improvável. Logo, o conceito de programa é mais casual do que os demais, não segue uma lógica linear, conforme o que se deu quando os alunos puderam escolher em quem encostar. Conclui-se, assim, que tais noções apresentam diferenças consideráveis, que oferecem três possibilidades de análise da realidade, mesmo que a finalística e a causalística sejam apontadas como ingênuas por Flusser.

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